Aquecedor solar

Conheça 8 projetos sustentáveis que podem ser instalados em casa

Investir em projetos sustentáveis é uma ótima saída para ter um imóvel verde e que tem impacto reduzido sobre o meio ambiente. Com as soluções certas, evitam-se desperdícios, ocorrem mudanças no consumo e há grande economia geral.

O melhor de tudo é que várias soluções são práticas de usar e realmente funcionais. Portanto, vale a pena conhecer as alternativas principais para entender o que está disponível.

Devido a tudo isso, aproveite para descobrir 8 projetos sustentáveis que podem fazer parte da sua casa!

1. Sistema de aquecimento solar para banhos

Já pensou poder tomar um banho quente sem precisar utilizar a energia elétrica? Pois, saiba que isso é possível! Para alcançar esse resultado, a dica é contar com um sistema de aquecimento solar para banhos.

Tudo começa com a instalação de placas ou coletores solares, que recebem a radiação solar. Os raios de sol geram calor, que aquece a água que passa pelos coletores.

Então, o fluxo segue até o reservatório de água, feito com características especiais para isolar o volume do ambiente. Funcionando como uma espécie de garra térmica, ajuda a manter a temperatura e evita a perda de temperatura. Com isso, a água é mantida quente por mais tempo.

Na hora de usar o chuveiro ou uma pia, basta mesclar a água quente com a fria para chegar à temperatura desejada.

2. Sistema de aquecimento solar para piscina

Entre os projetos sustentáveis, também vale a pena citar o sistema de aquecimento solar que é pensado para a piscina. Nesse caso, a ideia é poder usar a piscina a qualquer hora, durante todo o ano e com máximo conforto.

O funcionamento é semelhante em relação à coleta de radiação solar e transformação em calor. No entanto, é comum utilizar uma bomba de calor, que permite definir a temperatura desejada em qualquer época do ano.

A água da piscina passa a ser monitorada constantemente e ela é aquecida novamente, para que o valor desejado se mantenha. Assim, não é preciso se preocupar com a perda de calor.

3. Sistema de reuso da água

Por falar em água, o consumo consciente tem tudo a ver com a sustentabilidade. Por isso, um dos projetos envolve o reuso de água. Nesse caso, a ideia é evitar o descarte de toda a água utilizada quando ela poderia ser aproveitada de outras maneiras.

O sistema construído atua para captar a água de diversos pontos, como o líquido que escoa do ar-condicionado ou mesmo a água da louça, ou do chuveiro. Então, ela é redirecionada para outros pontos, como para a caixa de descarga ou para a mangueira do jardim.

Em alguns casos, ela pode ser até previamente tratada para retirar o excesso de impurezas e garantir uma utilização especialmente eficiente.

4. Sistema para captação de água da chuva

Ainda sobre a água, outro entre os projetos sustentáveis é o sistema voltado para captar a água da chuva. Afinal, nem todos os usos exigem água quimicamente tratada e totalmente pura.

Por uma cisterna específica, por exemplo, é possível coletar a água da chuva para que seja usada em tarefas básicas do cotidiano, como lavar a calçada. A capacidade do sistema varia de acordo com as necessidades e com o uso, o que garante resultados melhores.

É uma forma de diminuir o consumo da água que vem na torneira, além de também evitar o desperdício.

5. Projetos sustentáveis para instalação de biodigestor

O cuidado com o esgoto e o saneamento básico, em geral, é igualmente importante. Afinal, certos resíduos podem contaminar o solo e as fontes d’água, além de servirem para aumentar a poluição.

Uma maneira sustentável de lidar com isso é com a instalação e com o uso de um biodigestor. Esse componente tem a função de decompor matéria orgânica de modo simples, sem prejuízos para o meio ambiente.

Em alguns casos, ele dá origem a um adubo de alta capacidade e que serve muito bem para plantas diversas. Em outros, tem como subproduto o famoso gás de cozinha, o que gera economia e maximiza o aproveitamento dos recursos.

6. Implementação de isolamento térmico

A eficiência energética também faz parte dos projetos sustentáveis, já que envolve o consumo adequado de energia, sem desperdícios. Uma das formas de obter esse resultado é com o uso de sistemas de aquecimento solar, como visto. Outra possibilidade inclui a climatização.

Quanto menor for a troca de calor do lar com o ambiente externo, melhor é o desempenho para garantir um espaço agradável. Por isso, vale a pena considerar o sistema de isolamento térmico.

Com a instalação de mantas e placas especiais, há como evitar que o calor excessivo invada os cômodos ou que haja perda de temperatura no inverno. 

Como consequência, o uso de ventiladores e de ar-condicionado se torna menor, mas ainda é possível alcançar o conforto térmico.

7. Telhado verde

Para as casas, a ideia de ter um telhado verde é especialmente interessante. Composta por gramas e outras espécies de crescimento semelhante, essa cobertura vai além do visual natural.

Ela promove isolamento térmico e acústico do ambiente e pode ajudar algumas espécies de insetos ou pássaros da localidade. Dependendo do tipo e do local, serve até para absorver poluição suspensa e tornar o ar mais limpo.

8. Automação do lar

Nem todo mundo se dá conta disso, mas a automação residencial também é um dos projetos sustentáveis de interesse. Afinal, o uso da tecnologia elimina as atividades repetitivas, ao mesmo tempo, em que garante eficiência e boa performance.

A automação das luzes de casa, por exemplo, evita o gasto desnecessário de energia. Como apagá-las depende de sensores ou de um toque no celular, o gasto se torna controlado.

Mesmo o sistema de aquecimento solar pode contar com soluções digitais e controladas por smartphone. Com isso, é possível conseguir os melhores resultados e diminuir os impactos no meio ambiente e nos recursos.

Há variados projetos sustentáveis para instalar em casa e obter economia, funcionalidade e conforto. Com a seleção das alternativas certas e produtos de qualidade, a experiência no lar se torna ainda melhor.

Se quiser sempre ficar por dentro das novidades e de mais boas soluções para a casa, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Posts Relacionados

0 Comentários