Aquecedor solar e coletor: entenda a diferença

HOME / Blog
aquecedor solar e coletor
Publicado em 28 de abril de 2020

Aquecedor solar e coletor: entenda a diferença

Os sistemas de aquecimentos solar estão se tornando mais populares como uma opção sustentável e mais econômica de aquecer a água do banheiro, da cozinha e da piscina. O melhor local para sua instalação é o telhado, onde ele pode, com mais liberdade, captar a radiação do sol, que é a fonte de energia térmica que permite elevar a temperatura da água. 

Mas pode existir confusão entre alguns termos usados nessa área. Neste post, vamos abordar as diferenças entre dois deles. Saiba mais sobre aquecedor solar e coletor!

Como é o aquecedor solar?

O aquecedor solar corresponde ao sistema de aquecimento solar, composto por coletores solares e um reservatório térmico. O reservatório térmico também é conhecido como boiler. Raramente um aquecedor solar contará com apenas um coletor, mas pode ter apenas um boiler. Tudo depende da área que se deseja cobrir.

Geralmente, o sistema de aquecimento é instalado em locais altos, ou seja, nos telhados das edificações. Esse é o lugar ideal para conseguir uma captação mais eficiente da radiação do sol. Vimos, então que aquecedor solar e coletor trabalham juntos, integram o mesmo sistema, mas não são iguais!

Quais são as vantagens do aquecedor solar?

O aquecedor solar oferece muitas vantagens ao consumidor. Primeiramente, ele permite captar radiação mesmo em dias de chuva e nublados. Durante esses dias, a insolação existe, mas é menos intensa. De qualquer maneira, o correto é utilizar um sistema auxiliar de fornecimento de energia elétrica. 

Assim, em dias em que o sistema solar não conseguir suprir a demanda do imóvel, usa-se o sistema auxiliar de aquecimento de água, que deve ficar próximo ao aquecedor solar. Esse sistema auxiliar pode ser a gás ou elétrico. No Brasil, felizmente, os dias de sol são predominantes porque ele é um país tropical. Nessas condições, o sistema fica desligado a maior parte do tempo.

Os reservatórios, que também compõem o sistema de aquecimento solar, são isolados termicamente, armazenando a água para ser utilizada quando os usuários do imóvel precisarem. Isso significa que, quando não há mais radiação solar, durante a noite, a água aquecida do reservatório pode ser usada tranquilamente. Existem boilers de diferentes dimensões, capazes de comportar grande volume de água. 

Nos imóveis residenciais, o aquecedor solar pode diminuir em até 70% as despesas com energia elétrica. Isso representa uma economia formidável. Além disso, a instalação de um sistema de aquecimento que usa o sol como fonte térmica pode valorizar o imóvel em até 10%. O payback, ou seja, o retorno do investimento pode acontecer em um período relativamente curto, como 2 anos. 

O que é e como funciona o coletor solar?

O coletor solar também recebe o nome de placa solar. Ele é quem capta a radiação do sol e aquece a água que circula em suas serpentinas (tubos de cobre), dentro das aletas, feita em alumínio ou cobre. Por isso, o nome “coletor”, já que ele coleta a energia térmica do sol. 

Os coletores solares são confeccionados em alumínio ou cobre e recebem revestimento com pintura de cor escura, pois a cor escura contribui para uma absorção mais eficiente. Você já deve ter percebido que, quando você veste uma camisa preta em um dia muito quente, ela absorve muito mais calor que uma camisa branca? 

A radiação é transportada para tubos confeccionados em cobre que ficam preenchidos por água. Dessa forma, a água é aquecida e conduzida aos reservatórios. Para garantir a eficácia dos coletores, eles devem ser projetados por um grupo de técnicos altamente qualificados, utilizando uma tecnologia sofisticada. 

Quais são os tipos de coletores solares?

Há diferentes tipos de coletor solar. Vamos aqui observar os três principais.

O coletor solar para banho Linha PRO

O coletor solar da Linha PRO apresenta superfície altamente seletiva, é seis vezes mais resistente que os outros coletores e traz solda efetivada por ultrassom, o que não deixa indícios da soldagem.

Devido à sua superfície seletiva multicamadas, o coletor consegue absorver 91% da radiação do sol, emitindo apenas 4% dela. As aletas de alumínios têm liga com alta condutividade térmica, soldada ao tubo de cobre por meio da técnica de ultrassom. 

Outra característica importante é que traz uma boa resistência a granizo, visto que é feito de vidro temperado. O adesivo estrutural entre os perfis de vidro e alumínio garantem maior durabilidade ao produto. O coletor conta com um sistema de ventilação que evita a condensação interna.

O coletor solar para banho Linha Prime

O coletor solar para banho Linha Prime apresenta algumas características semelhantes às do coletor anterior, como a resistência seis vezes maior, o sistema de ventilação, a durabilidade alta e a solda com apoio de ultrassom.

Exibe pintura preta especial para absorção da energia do sol, resistindo a altas temperaturas. A conservação da energia é garantida por meio de isolamento térmico em lã de rocha, com 25 milímetros de espessura, da mesma forma que o coletor PRO.

O coletor solar Helioflow (piscinas)

O coletor solar para piscinas Helioflow é produzido em polipropileno não tóxico e resistente à radiação UV e a produtos químicos. O projeto assegura alta eficiência na absorção de energia solar e alta vazão de água, pois conta com design especial que lhe garante grande capacidade. 

Sua durabilidade resiste a pressão de 10 mca (metros de coluna de água). Com uma largura de 0,33 metro e comprimentos que variam entre 2,3 a 4 metros, o coletor dispõe de uma área de absorção maior. Além disso, a instalação é prática, com engate rápido.

Quais diferenças entre aquecedor solar e coletor valem a pena destacar?

No texto, esmiuçamos as características e diferenças entre aquecedor solar e coletor. Em relação ao aquecedor solar, podemos dizer que:

  • é o conjunto de itens que formam o sistema de aquecimento solar (coletores solares, reservatório);
  • é o próprio sistema de aquecimento solar;
  • ele é formado, na maioria das vezes, por muitos coletores e um reservatório

Já em relação ao coletor solar, podemos afirmar que:

  • é um item que forma o aquecedor solar;
  • para um sistema completo, é necessário mais de um coletor;
  • é possível utilizar somente um coletor, dependendo da demanda de água e do objetivo do usuário;
  • é chamado também de placa solar;
  • é composto pelas serpentinas e aletas, sendo que as primeiras são tubos maiores de metal dentro dos quais existem tubos mais finos (aletas), por onde circula a água que será aquecida.

Para concluir, dizemos que a principal diferença entre aquecedor solar e coletor é que o aquecedor solar contém o coletor enquanto o coletor está contido no aquecedor.

Agora que já falamos tanto sobre o aquecedor quando do coletor, pode ser interessante saber, então, como o sistema de aquecimento mantém a temperatura da água!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]