Descubra como o isolamento térmico conserva energia

HOME / Blog
isolamento-térmico
Publicado em 18 de fevereiro de 2020

Descubra como o isolamento térmico conserva energia

O isolamento térmico é um conceito muito importante para as edificações, já que permite proporcionar o conforto térmico, tão procurado pelos usuários. Uma residência ou empresa que não trouxer essa qualidade causará mal-estar e pode até trazer problemas de saúde para as pessoas.

Vale citar que a cobertura e as paredes são estruturas importantes nesse aspecto. Elas possibilitam o melhor isolamento térmico do ambiente, garantindo uma temperatura agradável e reduzindo o consumo de energia elétrica devido ao uso de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado.

Que tal saber mais sobre o assunto? Leia o texto e entenda como o isolamento térmico conserva energia.

O que é isolamento térmico?

O isolamento térmico é a capacidade que um material tem de diminuir a entrada ou a saída de calor de um espaço para outro. Ele assegura eficiência energética em qualquer edificação, desde o piso até o telhado, envolvendo paredes e fachadas.

É um conceito importante de ser aplicado em qualquer região, seja muito quente, muito fria ou com o clima equilibrado. Nas zonas mais quentes, o isolamento térmico mantém o calor fora do ambiente interno e diminui a necessidade de recursos artificiais de refrigeração.

Já em zonas mais frias, ele mantém o ambiente interno com uma temperatura mais alta, reduzindo a necessidade de aquecedor elétrico. Além de ser aplicado em edificações, o isolamento é utilizado em caldeiras e tubulações.

Quais são os tipos de transmissão de calor?

O calor é a energia acumulada por um corpo ou ambiente. É também a energia que transita de um a outro corpo/ambiente por causa das diferenças na temperatura.

Ele pode ser transferido de três formas:

  • Condução: o calor se propaga por meio de um condutor (uma colher de alumínio encostada em uma panela sobre o fogo, por exemplo);
  • Convecção: o calor é transmitido por meio de massas fluidas (gás ou líquido) com diferentes densidades (como o calor que é propagado pelo vento);
  • irradiação: o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas, como os raios do sol (os aquecedores solares usam essa forma de transmissão de calor).

Sabendo quais as formas de transmissão, é possível evitar o fluxo indesejado de calor.

Como o isolamento térmico conserva energia?

Vimos que o isolamento térmico consiste na diminuição da troca de energia entre dois ambientes físicos por meio da interposição de um material isolante, mau condutor de energia. Todo material que reduz a transmissão de calor (troca térmica) entre dois corpos ou ambientes é considerado um isolante térmico.

O isolamento térmico conserva energia da seguinte forma: cercado por um mau condutor de calor, o calor contido no espaço não se dissipa, mantendo-se quente. A lã, por exemplo, é um mau condutor de calor. Assim, muitos casacos são feitos de lã porque impedem a perda de calor por condução.

Nos dias frios, uma edificação isolada termicamente conserva o calor interno, evitando que seja perdido para o ambiente externo. Mas os materiais isolantes também impedem a transferência de calor, ou seja, em estações quentes, o calor do ambiente externo não consegue penetrar no ambiente interno, evitando que a temperatura dentro da edificação fique muito alta ou mesmo insuportável.

Quais são as vantagens do isolamento térmico?

Uma das principais vantagens do isolamento térmico é justamente a economia de energia elétrica. Podemos ainda citar:

  • Estabilidade térmica;
  • Condicionamento da temperatura e o consequente conforto térmico;
  • Proteção das estruturas do imóvel;
  • Conservação, estocagem e manipulação de produtos em imóveis comerciais;
  • Sustentabilidade da solução.

Quais são os principais isolantes térmicos?

Entre os maus condutores de calor, podemos citar materiais como:

  • Madeira;
  • Manta de fibra cerâmica;
  • Vidro celular;
  • Fibra de vidro;
  • Lã de vidro;
  • Lã de poliéster (produzida a partir de garrafas pet);
  • Lã de rocha;
  • Aglomerados de cortiça;
  • Poliestireno expandido;
  • Poliestireno extrudado;
  • Espuma de poliuretano.

É assim que o isolamento térmico conserva energia, proporcionando um ambiente agradável, com conforto térmico. Trata-se de um conceito fundamental para os projetistas em geral.

Já que estamos falando em temperatura adequada, que tal descobrir a temperatura ideal para tomar banho?

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

produtos da Heliodin

6 produtos da Heliodin recomendados para revenda

A população brasileira está se conscientizando da importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia, seja em casa, seja no trabalho.  Uma das soluções mais famosas é o sistema de aquecimento solar. O sistema é formado por mais de um equipamento (coletor solar ou placa solar, reservatório térmico). Como a demanda está crescendo, vale […]