5 situações práticas para ter um aquecedor solar

HOME / Blog
aquecedor solar
Publicado em 02 de junho de 2020

5 situações práticas para ter um aquecedor solar

O aquecimento de água é muito solicitado, principalmente em residências. A água aquecida se presta para diversas ocasiões, ainda que a situação mais comum seja o banho. 

Há alguns anos, os custos com sistemas de aquecimento eram muito altos e apenas pessoas com elevado poder aquisitivo conseguiam ter um. Hoje, tudo mudou. Já é possível instalar um sistema de aquecimento pagando menos e, o que é melhor, usufruindo de um ótimo custo-benefício. 

Uma boa opção é o aquecedor solar. Quer aproveitar melhor um cenário pleno de bem-estar? Veja agora 5 situações práticas em que vale a pena contar com um sistema de aquecimento por meio da energia solar!

1. O aquecimento da água do banho diário

No inverno e no outono, as temperaturas tendem a ser bem mais baixas que no verão e no inverno. Consequentemente, muitas pessoas sentem “medo” de tomar banho com água fria. Preferem esquentar a água, de forma tradicional, no fogão. Mas existe uma solução mais prática: o chuveiro com água aquecida.

Habitualmente, as pessoas optariam pelo chuveiro elétrico. Mas ele pode resultar em um consumo mais alto de energia elétrica, ou seja, as contas de luz podem aumentar bastante no final do mês. Além disso, somente a água do chuveiro fica aquecida. 

Uma solução mais eficaz, mais abrangente é o aquecedor solar. Além de ser mais econômico porque utiliza o sol como fonte de energia, ele pode aquecer outros pontos de consumo, como a torneira do banheiro e da cozinha. 

Além disso, é possível controlar a temperatura e, caso não deseje tomar banho de água quente, pode fechar o registro de passagem. Existem pessoas que, mesmo em dias normais, de calor, só tomam banho com água aquecida, seja por motivos de saúde, seja por hábito cultivado ao longo dos anos. 

O sistema de aquecimento solar vem se tornando uma preferência entre muitos consumidores devido à sua sustentabilidade, durabilidade e economia com as contas de luz.

Seja no banho diretamente abaixo do chuveiro ou na banheira, o sistema sustentável de aquecimento solar é eficaz. O uso da água aquecida naturalmente pelo sol representa um grande passo na conquista de fontes alternativas, não apenas de energia elétrica, mas de energia térmica. 

2. O uso da piscina para hidroterapia e para pessoas idosas

Há pessoas que praticam tratamento dentro da água. Existem duas opções: usar a piscina de alguma clínica ou ter sua própria piscina. Ou até fazer uso de ambas as opções. Em alguns casos, a água deve ser aquecida. E, mais uma vez, o aquecedor solar faz toda a diferença. 

A água aquecida é aplicada em diferentes problemas, principalmente aqueles de origem muscular e óssea. É indicada para relaxamento e ginástica (hidroginástica). Também exerce efeitos positivos sobre quem apresenta problemas de circulação sanguínea, já que a água em temperatura mais elevada estimula a circulação.

Enfim, há muitos casos em que a piscina com sistema de aquecimento pode ser útil. O paciente terá mais flexibilidade de uso, podendo usá-la em qualquer horário, mesmo à noite e em estações mais frias.

Em geral, as pessoas mais velhas, mesmo quando não apresentam sérios problemas no sistema muscular ou esquelético, têm os ossos mais fragilizados, são mais suscetíveis a sentir frio. Nesse caso, a piscina aquecida é uma ótima solução. 

Se você mora com seus pais ou avós, ou mesmo tios mais velhos, eles poderão usar a piscina com água quente para relaxar e se divertir, passando bons momentos sem terem que sofrer com os efeitos negativos que a água fria pode causar no corpo.

3. A utilização da piscina para a prática de natação noturna

Outra situação prática para o uso de um sistema de aquecimento com coletores solares é para os que se dedicam à natação, seja amadora, seja profissional. É comum que, durante o dia, nem sempre esses esportistas tenham tempo suficiente para praticar a natação. 

Mesmo quando o fazem nos clubes ou nas academias, podem desejar explorar mais suas habilidades em casa. Um bom horário para se fazer isso é à noite ou mesmo de madrugada. 

Uma razão para não fazer nesses horários é que a temperatura cai bastante e não é muito encorajador mergulhar na água fria, ou gelada, para nadar. Com o aquecimento que o sistema de coletores proporciona, isso deixa de ser um obstáculo.

Mas alguém poderá indagar: à noite, não existe sol, logo o aquecedor solar não funciona. Mas a própria piscina funciona como um tipo de reservatório térmico, considerando que é possível manter a temperatura da água por um longo tempo. 

Para entender melhor, falaremos sobre o boiler, o reservatório térmico que otimiza a eficácia do sistema de aquecimento solar.

4. A conservação da temperatura da água para qualquer hora

O sistema de aquecimento solar se compõe de dois componentes principais: as placas ou coletores solares e o reservatório térmico. Esse reservatório é confeccionado em metal e revestido internamente por um isolante térmico (poliuretano). 

Assim, em qualquer situação, você poderá utilizar água aquecida porque o boiler conserva sua temperatura. 

Pelo dia, à tarde ou à noite, caso você deseje usar água morna ou quente para qualquer atividade (dar banho no bebê, lavar roupa, processo de desinfecção em algum ambiente, tomar banho de chuveiro ou piscina, praticar hidroterapia), o acumulador garante a disponibilidade de água na temperatura ideal conforme suas necessidades. 

5. A contribuição do aquecedor solar para a prevenção contra viroses 

Sim. Isso é outra realidade. Apesar de o novo vírus ainda ser objeto de muitos estudos, já se percebeu que ele se mantém ativo por um período maior em temperaturas inferiores a 29° C e 30º C. Isso significa que temperaturas mais altas tendem a coibir ou mesmo matar o vírus. 

Embora não seja garantia, o uso recorrente da água quente nas atividades diárias torna-se, assim, uma medida preventiva contra o contágio. O aquecedor solar possibilita o uso de água aquecida em grande volume a custos bem menores que os sistemas convencionais elétricos e a gás. 

Principalmente, nas estações mais frias, quando o vírus da Sars e outros se tornam potencialmente mais perigosos, vale a pena utilizar a água aquecida em diferentes momentos, inclusive para lavar as roupas e até a louça. Trata-se de um processo de limpeza e desinfecção muito eficiente. 

Pode-se lavar o pátio, o piso, as portas e as janelas com água quente também. Além, é claro, de tomar banho com água aquecida, seja no banheiro, seja na piscina.Mostramos algumas situações relativamente comuns em que o aquecedor solar tende a ser um grande diferencial porque permite o uso em grandes quantidades, alcançando diferentes pontos de um imóvel e com um custo-benefício vantajoso. 

Vale lembrar que esse sistema tem uma durabilidade média de 25 anos e o retorno sobre o investimento está estimado em 5 a 6 anos. A manutenção do aquecedor é simples e econômica.

Ainda tem dúvidas sobre as vantagens de ter um sistema de aquecimento de água através do calor do sol? Para ter certeza, basta comparar os investimentos que terá que fazer com os pontos positivos dessa proposta. Para isso, venha conferir qual é o custo-benefício de ter um aquecedor solar!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]

aquecedor solar

Saiba mais sobre o custo-benefício de instalar um aquecedor solar em uma empresa

Optar por soluções sustentáveis é uma forma de gerar economia e contribuir para minimizar os impactos negativos que muitas atividades humanas efetuam sobre o meio ambiente. O sistema de aquecimento solar é uma dessas soluções! Os brasileiros já adotam esse sistema como substituto aos aquecedores de água convencionais em suas casas. Contudo, essa solução não […]