aquecedor solar

Como o aquecedor solar funciona em dias mais frios?

Em dias mais frios, o chuveiro e aquecedores elétricos são ótimas opções para manter a água na temperatura ideal. Além disso, os aquecedores a gás também são muito usados.

Os sistemas de aquecimento funcionam também para aquecer a água da piscina. Eles deixam o espaço favorável a prática de natação ou de terapias, como hidroginástica. Com o surgimento do sistema mais sustentável que usa coletores solares, aquecer a água de sua casa ou de sua piscina ficou mais econômico.

Mas, como o aquecedor solar depende do sol, muitas pessoas sentem dúvidas sobre seu funcionamento em dias mais frios. É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Confira a seguir!

O uso do aquecedor solar nos dias mais frios

O aquecedor solar continua funcionando nos dias mais frios, já que o sol está sempre no céu, ainda que fique encoberto pelas nuvens. A radiação atravessa as nuvens, mas a intensidade é menor. Isso significa que o nível de aquecimento geralmente será menor. Em dias de muito sol, a água armazenada nos boilers (reservatórios), pode alcançar a temperatura máxima de 65º C. Porém, em dias nublados, vale dizer que também é possível atingir essa temperatura.

As chuvas abundantes

Quando há chuva contínua por dias seguidos, isso pode representar um problema. A chuva, mais que as nuvens, atrapalha a radiação solar, apesar de não a impedir completamente. Quer dizer que o sistema de aquecimento por meio da radiação do sol nunca para completamente independentemente das condições climáticas.

Algumas pessoas usam um sistema auxiliar de geração de energia, como veremos mais adiante. No caso de piscinas, podem recorrer a trocadores ou bombas de calor.

O funcionamento do sistema de aquecimento

Esse sistema usa o sol como fonte térmica e no inverno. Além de existir uma quantidade maior de nuvens no céu, que filtram a luz solar, existe outro problema: o eixo de inclinação do planeta muda, diminuindo o total de energia que alcança a superfície da Terra.

O potencial de aquecimento da água está condicionado, portanto, à quantidade de sol que atinge a região durante o ano. Em geral, os sistemas de aquecimento solar são organizados de acordo com a demanda calculada ao longo do ano. Os projetos de aquecimento solar consideram a quantidade de pessoas que usam o espaço, o tempo médio de cada banho e as características do clima local, entre outros pontos. Se a radiação que chega aos coletores é menor, a capacidade de aquecimento também se reduz. Mas não acontece uma total interrupção.

O aquecimento residual

Vemos, assim, que o potencial de aquecimento não é completamente interrompido durante os dias frios. Existe algo que pode ser chamado de “aquecimento residual”, que contribui para ativar o sistema auxiliar. Usando dos recursos tecnológicos que existem atualmente, uma maneira de compensar a perda da energia do sol em dias mais frios e/ou nublados é ampliando a superfície coletora (ou seja, uma quantidade maior de placas coletoras) ou recorrendo ao sistema elétrico ou a gás.

É instalado um chuveiro elétrico que pode ser acionado nas épocas frias e em dias em que o armazenamento da água quente originada do aquecedor solar não seja suficiente para suprir as necessidades do imóvel. Como ainda existe o aquecimento residual, o chuveiro não consome uma quantidade elevada de energia elétrica. Isso reduz as despesas, mesmo quando o sistema de aquecimento solar não está funcionando com sua plena capacidade. Observe-se que os projetos de aquecimento solar são efetuados visando o provimento de água quente por um período longo.

O reservatório de aquecimento

O sistema que confere energia térmica à água diretamente do sol também é vantajoso porque direciona a água para um boiler. Ou seja, um reservatório de aço inox com isolamento térmico interno em poliuretano expandido. Um reservatório pode armazenar um elevado volume de água, entre 200 a 1.000 litros em um projeto residencial, o que garante água quente nos dias em que a radiação solar estiver menos intensa ou muito nublado, ou se estiver chovendo muito. Geralmente, os reservatórios são instalados dentro do telhado, logo abaixo da caixa d’água.

Para a manutenção da água quente, ele dispõe de uma voltagem elétrica adequada. Ele assegura a temperatura alta da água em qualquer estação ou período do dia. Vale ainda lembrar que o termóstato (controlador da temperatura) pode ser regulado pelo usuário e seu isolamento térmico é progressivo. Ou seja, o boiler oferece uma espessura maior na zona de temperatura mais alta.

Para não faltar água no reservatório, o correto é dimensioná-lo corretamente, considerando os pontos que já citamos, como a quantidade de pessoas que habitam a edificação, o volume de água aquecido gasto em média, as condições climáticas, o capital disponível. Se a região é muito fria e chuvosa, vale a pena investir em reservatório que comporte um valor superior ao da demanda normal dos usuários.

Os componentes do aquecedor solar

Vamos analisar agora como se compõe o aquecedor solar. As placas coletoras são confeccionadas em alumínio ou cobre, recebendo revestimento com pintura mais escura, já que essas cores contribuem para absorver melhor a radiação do sol. A radiação captada é levada para tubos de cobre cheios de água.

Essa água com temperatura mais alta, por sua vez, é levada para o reservatório. Para que não ocorram perdas, é importante que o reservatório fique próximo dos coletores. Se a instalação dessa forma não for possível, pode-se utilizar uma bomba de calor para conduzir a água de uma parte do sistema a outro.

Finalmente, o aquecedor solar funciona em qualquer condição climática, seja em dias frios ou quentes, em dias nublados ou de sol aberto. Durante o período da manhã e da tarde sempre há radiação solar. Somente à noite, a radiação para de atuar sobre determinada parte do planeta Terra, já que sempre é dia em alguma parte. Mas mesmo assim o calor permanece por algumas horas, especialmente no verão.

Com os dias mais longos que as noites durante o verão, é possível que tenha um aproveitamento ainda maior da radiação solar. Mas, em dias e estações frias e chuvosas, o equipamento do aquecedor solar pode ser complementado por outro sistema auxiliar. Os reservatórios de aço inox também permitem o uso de água quente em qualquer período e sob qualquer condição climática.

Já que falamos em aquecimento de água, aproveite para ver qual é a temperatura ideal para tomar banho.

Posts Relacionados

0 Comentários