4 dicas para economizar durante o tempo frio

HOME / Blog
economizar durante o tempo frio
Publicado em 16 de abril de 2019

4 dicas para economizar durante o tempo frio

Na temporada outono/inverno, a temperatura cai na mesma proporção que a conta de luz sobe, fazendo aumentar a procura por soluções eficazes para economizar durante o tempo frio.

A seguir, você conhecerá 4 dicas simples, que podem ser colocadas em prática por toda a família.

1. A máquina de lavar roupas deve ser usada com planejamento

No tempo frio, a máquina de lavar deve ser usada de acordo com espaço disponível para pendurar as roupas e o tempo que elas levarão para secar.

O ideal é ligá-la até duas vezes por semana, sempre na capacidade máxima. Os programas de lavagem devem ser curtos, mesmo que seja preciso deixar as peças de molho, no caso de roupas muito sujas.

Nesse sentido, outra dica de consumo consciente relacionada à lavagem de roupas é o reaproveitamento da água.

É sempre bom lembrar que as roupas não devem ser colocadas atrás da geladeira para secar, pois isso aumenta o gasto de energia. No entanto, veja como a geladeira pode ser usada para economizar durante o tempo frio.

2. A geladeira pode ajudar a economizar no tempo frio

Quando o clima é frio, vale a pena reduzir a temperatura da geladeira. No entanto, é preciso esperar que os recipientes estejam em temperatura ambiente antes de guardá-los.

Para garantir a boa circulação do ar frio, a recomendação é não usar forros nas prateleiras e eliminar sacos plásticos que estejam embalando os alimentos. Assim como o uso dos eletrodomésticos ajuda a economizar durante o tempo frio, as lâmpadas da casa também são boas aliadas. Entenda!

3. As lâmpadas econômicas reduzem o gasto de energia

As lâmpadas de LED têm um preço maior em comparação com os modelos mais tradicionais. Porém, elas consomem menos energia. Assim, a instalação de lâmpadas de LED pode ter um custo elevado, mas resultará em redução na conta de luz, tornando-se uma iniciativa vantajosa para economizar durante o tempo frio — e também no calor.

Outra dica de economia nos dias mais frios é aproveitar ao máximo a luz natural, deixando as cortinas e janelas abertas até mais tarde. Porém, o sol não serve apenas para iluminar, ele também aquece, certo?

4. O aquecimento solar é a estratégia mais vantajosa a longo prazo

Nos últimos anos, o uso de aquecimento solar em residências cresceu bastante, estimulado pela necessidade de reduzir o consumo de energia elétrica devido ao aumento no preço desse serviço.

Com a instalação e manutenção adequadas, o equipamento pode ter uma vida útil de 25 anos e gerar economia de cerca de 30% na conta de luz. Dessa forma, o retorno do investimento acontece em até 20 meses.

Chegando ao final do nosso artigo, fica fácil entender que economizar durante o tempo frio depende de estratégias simples e acessíveis, sendo que a instalação de um aquecedor solar é uma das mais vantajosas a longo prazo.

Quer saber mais sobre o funcionamento e os benefícios do sistema de aquecimento solar? Então acesse o site da Heliodin e esclareça suas dúvidas!

Posts Relacionados

aquecedor solar

Confira como a economia fornecida pelo aquecedor solar é útil para empresas

Os aquecedores solares são soluções para todas as pessoas que almejam reduzir custos com energia elétrica, seja em casa, seja em empresas.  Em empresas e indústrias, as despesas com energia elétrica sempre são mais altas. Quando a água aquecida é fundamental no ciclo de produção e vendas, o sistema de aquecimento solar certamente oferecerá diferenças […]

aquecedor solar para piscinas

6 dicas para recomendar o bom uso de aquecedor solar para piscinas

Os aquecedores solares são opções sustentáveis para casas e estabelecimentos comerciais. Ajudam a economizar gastos com energia elétrica e ajudam a valorizar o imóvel.  Os custos com a compra e a instalação de aquecedores solares tendem a cair à medida que a demanda aumenta e mais empresas oferecem opções. Isso é bom, pois vai tornar […]

empresa de aquecedor solar

Aquecedor solar: entenda a importância de ter uma empresa parceira

Como os consumidores estão mais conscientes da importância de implantar práticas sustentáveis em seus projetos de construção, o profissional responsável deve ser proativo e considerar a possibilidade de implementar na construção algumas dessas tecnologias.  O sistema de aquecimento é uma das soluções sustentáveis mais conhecidas atualmente. Formado basicamente pelos coletores solares e pelo reservatório térmico, […]