aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida.

Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a pena conferir a qualidade deles antes de comprar — assim, você terá certeza de que realmente está fazendo um bom investimento.

A praticidade da internet permite ao consumidor comprar qualquer produto por meio de lojas virtuais. Isso não impede de adquirir mercadorias de boa qualidade com segurança. Veja a seguir como identificar um bom aquecedor solar!

O aquecedor solar é resistente e durável?

A vida média de um coletor solar é de 25 anos. Isso faz dele um produto com alta durabilidade. Mas é bom se certificar de que realmente o que você está comprando tem durabilidade e resistência. Considere, por exemplo, que a durabilidade nem sempre está associada à resistência.

Você pode ter, eventualmente, um coletor que dure 25 anos ou mais, desde que não receba certos impactos. A resistência do material é, portanto, um ponto importante a observar quando falamos em qualidade do produto.

Os materiais básicos de um coletor solar são cobre, alumínio e vidro. Já o reservatório térmico, que também faz parte do aquecedor solar, é produzido geralmente em aço inox. Mas é possível produzir vidros e aços mais resistentes, por exemplo. É nessa diferença que você deve atentar para comprar um produto mais resistente e ainda mais durável. 

Vidro temperado

O vidro temperado de série é seis vezes mais resistente, o que permite que ele resista até a granizo. Para chegar a essas condições, o vidro é submetido a têmpera (tratamento térmico) ou a algum tratamento químico que modifica suas propriedades, aumentando a dureza e a resistência mecânica. 

Aço inox

O aço inox, por sua vez, pertence a diferentes famílias: austeníticos, ferríticos, duplex, martensíticos e outras. Na primeira família, destacam-se o aço 304L e 316L, que apresentam baixo carbono e promovem maior resistência à corrosão.

Pode-se ver nas especificações técnicas a seguinte nomenclatura: aço inox AISI304L e AISI316L. AISI é a sigla do sistema americano de classificação dos aços, uma norma internacionalmente reconhecida.

Enfim, um reservatório térmico fabricado com aço inox 304L ou 316L é mais resistente, o que já pode ser um diferencial na hora da escolha e da compra. A opção de ânodo oferecida em alguns reservatórios significa que o aço conta com um “metal de sacrifício”, para se enferrujar no lugar dele. 

Métodos

O método aplicado na fabricação dos produtos também define seu nível de durabilidade e resistência. A soldagem por ultrassom, que é aplicada em indústrias com elevado ritmo de produção, pode ser usada para unir ligas térmicas a tubos de cobre, garantindo maior durabilidade às aletas do coletor solar.

A colocação de adesivo estrutural entre perfis de alumínio e vidro do coletor também é um método eficiente para aumentar a durabilidade do produto. No caso do reservatório, os cordões de solda podem ter geometria e posicionamento otimizado para garantir maior durabilidade, bem como a soldagem por resistência elétrica. 

Confira tudo nas especificações técnicas do produto: os métodos de soldagem e de montagem do coletor e do reservatório. 

O produto absorve bem o calor do sol?

Uma superfície altamente seletiva é valiosa para garantir a eficiência do aquecedor solar. Uma superfície multicamadas do coletor pode absorver 91% da radiação, emitir somente 4% e refletir 5%.

As aletas de alumínio podem ser confeccionadas em liga de condutividade térmica elevada. As aletas são estruturas situadas na superfície do coletor solar. Na cor escura, como tinta preta ou azul-escuro, elas têm sua capacidade de absorção melhorada. 

As tintas escuras aplicadas em coletores, que são específicas para uma melhor absorção, também garantem resistência a altas temperaturas. 

O coletor e o reservatório conservam bem a temperatura?

Além da qualidade de absorção do aquecedor solar, você deve observar a conservação de energia, ou seja, até que ponto é possível conservar a temperatura da água aquecida. 

A conservação de temperatura é destacada principalmente no reservatório, que armazenará toda a água quente. Enfim, se ele for capaz de manter a temperatura por um período mais longo, melhor será sua eficiência. Essa capacidade de conservação deve ser proporcional às suas dimensões, já que existem grandes reservatórios e reservatórios para volumes residenciais.

Uma das estratégias para garantir maior espessura na região de alta temperatura é o isolamento térmico em poliuretano expandido (PU) com geometria progressiva. O PU é um material versátil, muito resistente e eficaz no isolamento térmico e no isolamento acústico. 

Uma pergunta muito comum dos consumidores diz respeito aos dias de chuva, em que se torna mais difícil captar a radiação térmica. Nessas situações, o reservatório pode fazer toda a diferença se conservar bem a temperatura e se contar com sistema de apoio elétrico (esse sistema costuma ser econômico).

Não apenas o reservatório deve ter isolamento térmico. Verifique se o coletor também tem algum sistema de conservação de energia, como a lã de rocha. 

Que outros pontos devo considerar?

Quando falamos de qualidade, o mais importante não é o preço, mas o custo-benefício. Considere as vantagens que o aquecedor solar oferece e o preço dele e compare ambos para chegar à conclusão se realmente vale a pena adquiri-lo. Claro que a pesquisa de preços deve ser feita, já que você pode encontrar produtos equivalentes com valores muito discrepantes entre si em lojas diferentes. 

Existem fabricantes que comercializam os próprios produtos que fabricam. Mas também disponibilizam esses itens para revenda em outras lojas. Geralmente, a compra direta da fábrica ou loja virtual do fabricante é mais vantajosa. Analise sempre todas as condições, colocando em primeiro lugar a qualidade dos coletores e do reservatório térmico. 

Entre outros pontos que você pode considerar são:

  • Sistema de ventilação, pois evita a condensação no interior do coletor solar;
  • O reservatório pode ter termóstato regulável, dispositivo que ajuda a controlar a temperatura.

O aquecedor solar é um equipamento importante na atualidade para todos que desejam adotar práticas sustentáveis em sua casa. O retorno do investimento acontece na forma de economia nas contas de luz. Comprando um sistema durável, de boa qualidade, você pode aquecer a água do banho ou da piscina com baixos custos e baixa manutenção por muitos anos.

Gostou de nossas dicas? O que pensa sobre o sistema de aquecimento solar? Quer se manter atualizado sobre temas sustentáveis? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber conteúdo de boa qualidade diretamente na caixa de entrada de seu e-mail.

Posts Relacionados

0 Comentários