O que é coletor solar e como ele absorve o calor

Diante da necessidade de viver de forma sustentável, o sol é uma excelente fonte de energia limpa, renovável e barata. Recorrer a essa alternativa não apenas diminui os custos da conta de luz, como também ajuda o meio ambiente.

Nesse sentido, uma das melhores possibilidades é o coletor solar. Ele tem um funcionamento diferenciado e garante uma atuação conveniente para muitos momentos do cotidiano.

Para reconhecer essa opção, nada melhor do que explorá-la a fundo! Por isso, veja o que é o coletor solar e descubra como é a absorção de calor.

Afinal, o que é o coletor solar?

Para captar a energia do Sol e transformá-la adequadamente é preciso ter os equipamentos corretos. Quando se fala em aquecimento por esse meio, o coletor solar é o conjunto mais relevante.

O dispositivo absorve os raios solares e gera calor. Esse, por sua vez, é transmitido a um reservatório com água, de modo a aumentar a temperatura do líquido.

Então, nos dias com maior incidência do Sol, a água fica mais aquecida e pode ser usada pela casa, sem exigir a energia elétrica. Como o reservatório tem um sistema de isolamento especial, a perda de temperatura não é tão intensa e a água é mantida relativamente aquecida por um período maior.

Como ele absorve o calor?

Uma das dúvidas comuns quando se fala no coletor é a respeito do funcionamento e absorção de calor.

Basicamente, tudo acontece graças às placas coletoras. Elas são revestidas por uma tinta escura especial, que diminui a reflexão — ou “perda” dos raios solares. Com isso, a radiação é absorvida e o calor é transmitido até o recipiente onde está a água.

A parte de cima dessas placas é revestida de vidro transparente, que permite que os raios cruzem a placa, mas evita a perda de radiação. Com isso, caso ocorram rachaduras ou outras avarias, a capacidade de geração de calor e de aumento de temperatura é prejudicada.

Outro ponto importante é o posicionamento das placas. Elas são colocadas no ponto viável que recebe mais luminosidade solar. Com isso, há uma elevação ao máximo da eficiência do mecanismo.

Por que e quando ele é útil?

Como dito, a busca por energias limpas e sustentáveis é cada vez maior, já que a ideia é diminuir o impacto sobre o planeta. Além disso, o coletor reduz os custos com a energia elétrica, o que o torna duplamente útil.

Outro ponto interessante é que ele pode ser usado de duas maneiras principais. A mais conhecida é no chuveiro e garante banhos quentes durante todo o ano. Mesmo no inverno a temperatura fica elevada e tem potencial de ser complementada pelo chuveiro elétrico tradicional.

Além disso, a tecnologia também é aplicada em coletores solares específicos para o aquecimento da piscina. Com isso, mesmo nos dias mais amenos ou à noite é possível aproveitar esse espaço de lazer da casa.

Depois de conhecer o funcionamento do coletor solar, considere adotar essa possibilidade em sua casa. Não deixe de contratar profissionais especializados e aproveite todos os benefícios desse recurso!

Gostou dessas informações? Use o espaço nos comentários e participe!

Posts Relacionados

0 Comentários