economizar água

5 dicas de como economizar água no dia a dia

Em tempos de crise, a palavra de ordem é economia. E por que não começar a cortar gastos dentro de casa? A água é um bem natural, que está cada vez mais escassa e com um valor que aumenta a cada dia.

Por isso, é interessante adotar práticas e hábitos que ajudem a reduzir gastos e desperdícios. É mais simples do que se imagina e com a ajuda de todos os moradores de uma residência, os resultados são excelentes.

Quer algumas dicas de como economizar água no dia a dia? Então, continue a leitura do artigo e passe a ter mais dinheiro no bolso.

1. Reutilize a água da chuva

Com a construção de uma cisterna ou a utilização de um recipiente apropriado, colete água da chuva. É importante mantê-lo sempre tampado para evitar a proliferação de insetos que transmitem doenças, como a dengue.

A água acumulada pode ser utilizada para dar descarga, lavar carros, limpar o quintal ou regar as plantas, por exemplo. Mas atenção! Essa água deve ser usada em até quatro dias. Portanto fique atento e organize suas atividades.

2. Feche o chuveiro para economizar água no banho

Para economizar água no banho, se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e somente depois abra para enxaguar o corpo. Não fique com o chuveiro aberto o tempo todo: essa simples prática permite uma economia de cerca de mais de 100 litros de água.

Essa dica é válida inclusive se você tem um sistema de aquecimento solar em casa e ainda que seu reservatório esteja cheio. Quanto mais a água puder render, melhor. Repasse a orientação para outros membros da família e incentive o hábito coletivamente.

3. Verifique as torneiras

Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. Em apenas uma escovação, você consegue economizar água em uma quantia considerável: são aproximadamente 3 litros. Se você escova de três a quatro vezes por dia, basta fazer as contas para perceber a diferença em seu bolso.

Outra dica é verificar sempre se as torneiras não estão pingando, mesmo quando estejam aparentemente bem fechadas. Aquelas gotinhas que caem eventualmente podem causar um desperdício anual de até 16 mil litros de água. Caso identifique o problema, procure ajuda profissional para solucioná-lo.

4. Reaproveite água da máquina de lavar

A água utilizada pela máquina de lavar para enxaguar as roupas pode ser reaproveitada sem problema algum para limpar o chão da cozinha ou do quintal. Limpar as janelas e higienizar lixeiras são outras opções interessantes para destinar a água.

Para coletá-la, é só retirar a mangueira de vazão do cano e recolher o líquido com um balde. Se você lava roupas com frequência neste equipamento, é possível reunir cerca de três baldes cheios por dia de lavagem.

5. Evite usar a mangueira

É muito comum encontrar famílias com hábito de usar a mangueira para diversos tipos de limpeza: de veículos, da calçada de casa, do quintal. Mas se seu intuito é economizar água, é melhor acabar com ele de vez.

O ideal é encher um balde, que pode ser de água reaproveitada, e usar seu conteúdo aos poucos, com a ajuda de panos e buchas. Assim, a água corrente não é desperdiçada e você pode controlar a quantidade para usar sempre somente o que for necessário.

Pronto! Viu só como é fácil economizar água no dia a dia? Agora é só colocar todas essas dicas em prática e ver a diferença na conta mensal. Aproveite e siga nossa página no Facebook para receber mais dicas como essas!

Posts Relacionados

0 Comentários