O isolamento térmico é um conceito muito importante para as edificações, já que permite proporcionar o conforto térmico, tão procurado pelos usuários. Uma residência ou empresa que não trouxer essa qualidade causará mal-estar e pode até trazer problemas de saúde para as pessoas.
Vale citar que a cobertura e as paredes são estruturas importantes nesse aspecto. Elas possibilitam o melhor isolamento térmico do ambiente, garantindo uma temperatura agradável e reduzindo o consumo de energia elétrica devido ao uso de aparelhos como ventiladores e ar-condicionado.
Que tal saber mais sobre o assunto? Leia o texto e entenda como o isolamento térmico conserva energia.
O que é isolamento térmico?
O isolamento térmico é a capacidade que um material tem de diminuir a entrada ou a saída de calor de um espaço para outro. Ele assegura eficiência energética em qualquer edificação, desde o piso até o telhado, envolvendo paredes e fachadas.
É um conceito importante de ser aplicado em qualquer região, seja muito quente, muito fria ou com o clima equilibrado. Nas zonas mais quentes, o isolamento térmico mantém o calor fora do ambiente interno e diminui a necessidade de recursos artificiais de refrigeração.
Já em zonas mais frias, ele mantém o ambiente interno com uma temperatura mais alta, reduzindo a necessidade de aquecedor elétrico. Além de ser aplicado em edificações, o isolamento é utilizado em caldeiras e tubulações.
Quais são os tipos de transmissão de calor?
O calor é a energia acumulada por um corpo ou ambiente. É também a energia que transita de um a outro corpo/ambiente por causa das diferenças na temperatura.
Ele pode ser transferido de três formas:
- Condução: o calor se propaga por meio de um condutor (uma colher de alumínio encostada em uma panela sobre o fogo, por exemplo);
- Convecção: o calor é transmitido por meio de massas fluidas (gás ou líquido) com diferentes densidades (como o calor que é propagado pelo vento);
- irradiação: o calor se propaga através de ondas eletromagnéticas, como os raios do sol (os aquecedores solares usam essa forma de transmissão de calor).
Sabendo quais as formas de transmissão, é possível evitar o fluxo indesejado de calor.
Como o isolamento térmico conserva energia?
Vimos que o isolamento térmico consiste na diminuição da troca de energia entre dois ambientes físicos por meio da interposição de um material isolante, mau condutor de energia. Todo material que reduz a transmissão de calor (troca térmica) entre dois corpos ou ambientes é considerado um isolante térmico.
O isolamento térmico conserva energia da seguinte forma: cercado por um mau condutor de calor, o calor contido no espaço não se dissipa, mantendo-se quente. A lã, por exemplo, é um mau condutor de calor. Assim, muitos casacos são feitos de lã porque impedem a perda de calor por condução.
Nos dias frios, uma edificação isolada termicamente conserva o calor interno, evitando que seja perdido para o ambiente externo. Mas os materiais isolantes também impedem a transferência de calor, ou seja, em estações quentes, o calor do ambiente externo não consegue penetrar no ambiente interno, evitando que a temperatura dentro da edificação fique muito alta ou mesmo insuportável.
Quais são as vantagens do isolamento térmico?
Uma das principais vantagens do isolamento térmico é justamente a economia de energia elétrica. Podemos ainda citar:
- Estabilidade térmica;
- Condicionamento da temperatura e o consequente conforto térmico;
- Proteção das estruturas do imóvel;
- Conservação, estocagem e manipulação de produtos em imóveis comerciais;
- Sustentabilidade da solução.
Quais são os principais isolantes térmicos?
Entre os maus condutores de calor, podemos citar materiais como:
- Madeira;
- Manta de fibra cerâmica;
- Vidro celular;
- Fibra de vidro;
- Lã de vidro;
- Lã de poliéster (produzida a partir de garrafas pet);
- Lã de rocha;
- Aglomerados de cortiça;
- Poliestireno expandido;
- Poliestireno extrudado;
- Espuma de poliuretano.
É assim que o isolamento térmico conserva energia, proporcionando um ambiente agradável, com conforto térmico. Trata-se de um conceito fundamental para os projetistas em geral.
Já que estamos falando em temperatura adequada, que tal descobrir a temperatura ideal para tomar banho?