O aquecedor solar é uma tecnologia muito útil e econômica. Com ele, você pode diminuir os gastos mensais da sua casa, recuperando seu investimento em pouco tempo.
Mas onde fazer a instalação do aquecedor solar? Mais importante: em qual área do telhado colocar as placas coletoras para maior eficácia no sistema? É o que veremos no artigo de hoje. Se você quer saber como obter o máximo de eficiência do seu aquecedor solar, siga a leitura!
A placa coletora deve ficar direcionada para o Norte
O primeiro elemento do aquecedor solar que devemos posicionar no telhado da sua casa é a placa coletora. Ela é a responsável por captar a energia solar e transformá-la em energia para esquentar a água que vai ser armazenada no reservatório.
Para maior eficácia e aproveitamento da luz do sol, a placa coletora deve ficar posicionada em direção ao Norte geográfico, considerando que a sua casa está no Brasil, que fica no Hemisfério Sul.
O desvio máximo desse posicionamento em direção ao Norte geográfico é de 30º para cada lado. Mais do que isso, é recomendado aumentar a área de coletores para compensar esta variação.
Além disso, é importante garantir que o local selecionado para a instalação das placas recebe luz solar todos os dias, sem ser bloqueado por sombras de árvores, prédios vizinhos ou outros objetos. Monitore a incidência de luz na região em que pretende instalar as placas para garantir que terá um fluxo constante do nascer ao pôr do Sol, sem grandes interrupções.
O aquecedor solar deve ficar perto do ponto de consumo
Além do posicionamento da placa no telhado (sua direção ao Norte geográfico), existe outro elemento que deve ser considerado quando for instalar um aquecedor solar em casa: sua proximidade aos pontos de consumo.
A lógica aqui é simples: quanto mais longe do ponto de consumo, maior a perda de temperatura na água. Para longas distâncias entre o reservatório e os pontos de consumo, utiliza-se um sistema de circulação para manter a temperatura ideal para banho na tubulação.
Por isso, tente separar um lugar no telhado que seja em direção ao Norte geográfico e, ao mesmo tempo, fique a uma distância aceitável dos pontos de consumo da sua casa, como os chuveiros, banheiras e pias.
O reservatório térmico precisa de um ambiente plano
A placa coletora não é o único elemento do aquecedor solar que pede por alguns cuidados específicos na sua localização no telhado.
Outro ponto que também precisa de atenção e planejamento é o reservatório térmico, por uma série de razões. A primeira delas já foi tratada: a distância dos pontos de consumo. O ideal é instalar o reservatório a uma distância máxima de 5 metros dos principais lugares de uso da água quente.
A segunda razão é o peso. O reservatório térmico atinge um determinado peso dependendo da sua capacidade de armazenamento. É importante instalá-lo em uma superfície que suporte essa carga sem sofrer danos.
Por fim, a última razão para ter cuidado com o reservatório térmico é a sua estrutura. O reservatório de aço inox da Heliodin, por exemplo, é estruturado geometricamente para ter maior resistência e proteção térmica nas regiões onde há mais necessidade.
Ele deverá ser instalado em uma superfície plana e totalmente nivelada, de fácil acesso para manutenção e trocas de peças.
Basta tomar cuidado com essas recomendações para que seu sistema de aquecedor solar trabalhe com o máximo de eficiência.
Se você gostou deste artigo, aproveite que está aqui e curta nossa página no Facebook para receber nossas publicações nas redes sociais!