esquentar a água

Aquecedor solar: quanto tempo demora para esquentar a água?

O aquecedor solar é um equipamento cada vez mais presente em residências e empresas por todo o Brasil. Suas vantagens são muitas: vão da economia na conta mensal de energia até a redução dos impactos ambientais.

Contudo, é comum que muitos usuários ainda tenham algumas dúvidas a respeito de seu funcionamento. Uma delas é a respeito do tempo de aquecimento. Quanto tempo, afinal, ele leva para esquentar a água?

Se você precisa apenas dessa resposta para adotar de vez o sistema, não se preocupe. Neste artigo, você entenderá melhor como esse processo funciona e perceberá o quanto vale a pena. Confira!

Quanto tempo é preciso esperar para esquentar a água?

O sistema do aquecedor solar é projetado para ser instantâneo. Ou seja, assim que as placas coletoras absorvem o calor, esquentar a água se torna um processo imediato. Contudo, esse detalhe pode variar conforme o projeto e a potência do equipamento.

A potência do aquecedor é a responsável por determinar o aquecimento em relação à vazão de água, ou seja, com a quantidade de água que sai de determinado ponto de consumo. O projeto, por sua vez, diz respeito a quantidade de placas coletoras e reservatórios necessários para abastecer um imóvel ou empreendimento.

Em média, o máximo tempo de espera para aquecimento gira em torno de 20 minutos. Por isso, é interessante contar com ajuda profissional para dimensionar o volume de água do reservatório e chegar ao tempo exato para o caso de seu sistema. É importante ressaltar também que este tempo é uma consequência e não um dado determinante para o funcionamento.

Qual é a temperatura máxima que um aquecedor solar consegue alcançar?

A temperatura máxima que o aquecedor solar alcança depende de vários fatores, como o tipo de equipamento usado, o clima da região e os arredores do ambiente. Por isso, é importante pesquisar esses detalhes para saber se a instalação estará de acordo com suas expectativas e necessidades.

Porém, em dias de muito calor e sol, as temperaturas variam de 70ºC a 90ºC. Além disso, a água não costuma esfriar. Os reservatórios de água mantêm a temperatura alcançada com excelência, então mesmo se o clima mudar, a noite chegar ou ficar nublado, os pontos de uso serão devidamente abastecidos com água quente.

É possível controlar a temperatura da água?

Esquentar a água é um processo controlado por dispositivos chamados registros misturadores, que ficam localizados nos pontos de consumo. Para regular a temperatura, uma opção é abrir primeiro o registro de água fria e, em seguida, o de água quente, para se chegar a um equilíbrio agradável e evitar acidentes.

Existe também a possibilidade de instalar válvulas controladoras no aquecedor solar. Elas devem ser posicionadas na saída do reservatório para o ponto de consumo, pois mistura a água antes de enviá-la para uso.

E então, acha que o tempo que o aquecedor solar leva para esquentar a água é satisfatório? Você tinha conhecimento de todas essas informações? Elas foram úteis para você? Deixe um comentário abaixo e participe!

Posts Relacionados

0 Comentários