Reservatório térmico solar: por quanto tempo a água permanece aquecida?

Um dos itens mais importantes de um sistema de aquecimento solar é o reservatório térmico solar. Ele é responsável por manter a água sempre quente, mesmo em dias nublados ou de clima mais ameno.

Por ser desenvolvido em cobre ou aço inoxidável e isolado termicamente com poliuretano, as perdas de calor diminuem durante o dia e a água permanece sempre adequada para consumo. Mas por quanto tempo ela fica com a temperatura adequada?

A resposta para essa pergunta, você encontra neste artigo. Então, não perca tempo e inicie a leitura agora mesmo para descobrir como o equipamento funciona.

Como funciona o reservatório térmico solar?

O reservatório térmico solar precisa de três elementos essenciais para funcionar. O primeiro deles é o cilindro interno, local em que a água fica armazenada. O segundo é o chamado isolamento térmico, que mantém a temperatura da água aquecida por mais tempo. Por último, entra em cena o acabamento, que protege o isolamento de ações do tempo para que sua função seja realmente mais eficiente.

A maioria dos  modelos de reservatórios também possuem resistência elétrica, para garantir que a temperatura da água esteja adequada para consumo mesmo em longos períodos sem insolação.

Por quanto tempo ele conserva a água quente?

Esse ponto é bastante variável, pois depende da utilização diária de água aquecida. Se você utilizar todo o volume durante o dia, o processo de aquecimento precisa ser reiniciado, mas não costuma demorar muito tempo.

Porém, se sobrar água dentro do reservatório térmico solar, ela continuará na temperatura adequada para uso. Conforme o clima e a incidência de sol no local, é possível que aconteça uma pequena perda percentual de calor, mas que não chega a fazer real diferença. Sendo assim, a água permanece quente até que seja totalmente usada.

Durante a noite, também não existe preocupação. A qualquer momento o usuário consegue tomar um banho quente ou realizar outras atividades que exijam a água em temperatura aquecida.

Que cuidados é preciso ter com o equipamento?

Para que o reservatório térmico solar tenha sempre um bom desempenho e possa conservar a água quente por mais tempo, é fundamental tomar alguns cuidados. Após a escolha do modelo, observe para que ele seja instalado com perfeição no local definido.

Além disso, veja se seu material é resistente, pois pode ser que o sistema de aquecimento solar peça algum reforço na instalação.

Para completar, certifique-se de que ele seja instalado bem próximo de pontos de consumo. Essa precaução evita que a água fique parada e esfrie nas tubulações. Assim, quando o uso for iniciado, ela sempre chegará sempre quente e agradável para o usuário e não haverá nenhum desperdício.

Viu só como o reservatório térmico solar é um item indispensável em qualquer sistema? Você conhecia todas essas funções? Considera a possibilidade de adotar essa alternativa sustentável em sua casa? Comente e participe!

Posts Relacionados

0 Comentários