Aquecimento solar pode ser usado em grandes construções, como hotéis e indústrias?

HOME / Blog
Publicado em 18 de setembro de 2018

Aquecimento solar pode ser usado em grandes construções, como hotéis e indústrias?

Os sistemas de aquecimento solar têm sido bem solicitados por pessoas que querem economizar com energia elétrica em suas residências. Também é usado em estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte.

Entretanto, as grandes construções, como as indústrias e hotéis, também podem fazer uso do aquecimento solar? Será que ele também é eficiente nesses casos? É sobre esse assunto que abordaremos neste post!

 O caminho inverso

Os aquecedores solares, logo no começo, eram usados exatamente nas grandes construções, pois envolviam custos muito mais elevados que hoje em dia. À medida em que foram se popularizando, os projetos para moradias tornaram-se comuns, incluindo as moradias mais simples.

Como apresenta baixos custos de manutenção e elevada durabilidade, ele acaba atendendo às necessidades de diferentes famílias brasileiras, com perfis socioeconômicos variados.

 As grandes construções usam muito o sistema de aquecimento solar

Muitas edificações de grande porte fazem uso do aquecimento solar. Como vivemos em uma época que prioriza a economia sustentável, a verdade é que a utilização de sistemas que captam a energia solar tornou-se mesmo obrigatórias em alguns locais.

Na capital paulista, desde 2008, é obrigatória a utilização de aquecedores solares em casas residenciais que possuam quatro ou mais banheiros, em sistemas para aquecer água de piscinas e também em edificações que utilizam com frequência água quente: academias, clínicas, hotéis e outros locais. Assim determina a Lei Municipal 14.459/2007.

 A indústria alimentícia e a indústria de bebidas

Na indústria alimentícia, a higiene é fundamental. Assim, são necessários altos volumes de água aquecida para higienizar os equipamentos e a área em que os alimentos são processados. A água aquecida pelo sistema de aquecimento solar também é utilizada para cozinhar alimentos em diferentes fases do processo de produção.

As fábricas que produzem alimentos em conserva, por exemplo, usam água quente para o preparo de vegetais, de carnes e de outros alimentos que necessitam ser escaldados ou submeter-se ao pré-cozimento. As indústrias de vinho e cerveja também usam o sistema para assegurar que a levedura não seja contaminada por microrganismos nocivos à saúde.

A cozinha industrial e a fábrica de pão

Elas também recorrem ao sistema de aquecimento solar para aprimorar a higienização do ambiente. Quaisquer erros e descuidos com contaminação podem criar problemas com a saúde pública. O uso de água é constante para lavar e higienizar copos, talheres, pratos, xícaras, utensílios em geral.

Nas diferentes fases de produção de pão, bolo e outros alimentos, é necessário utilizar água quente. Em padarias, a energia elétrica é um dos centros de custos mais altos e, por essa razão, muitas dessas fábricas têm recorrido aos sistemas de aquecimento solar para reduzir drasticamente seus gastos e desenvolver uma economia sustentável.

 A agroindústria

Esse setor é um dos mais desenvolvidos do país, considerando principalmente a produção de leite. Os laticínios, em função dos rigorosos padrões de sanitização, utilizam grandes volumes de água aquecida pelo sistema sustentável para efetuar a pasteurização do produto, a esterilização dos equipamentos, incluindo ordenharias, depósitos de armazenamento, secagem, produção de concentrados e para alimentar as caldeiras.

Em relação à pecuária, o sistema de aquecimento solar é usado para limpar abatedouros, criadouros, lavagem da carne, lugares de armazenamento. O sistema é usado para pré-aquecer a água, reduzindo gastos com energia elétrica.

 O hotel

Nos hotéis, a energia elétrica pode resultar em custos mensais muito elevados. Os produtos que mais consomem eletricidade são o ar-condicionado e os sistemas para aquecer água do banheiro e da piscina. Muitos hotéis investem em aquecedores solares para reduzir a conta de energia elétrica. Com essa iniciativa, eles também aumentam seu potencial competitivo, conquistando selos de sustentabilidade e eficiência energética.

O aquecimento solar é utilizado com total eficácia em industrias, hotéis, academias, clubes e outras grandes construções. Trata-se de uma solução eficiente para o problema de contas de luz muito altas e para diminuir a agressão ao meio ambiente.

E você, já tem um aquecedor solar em sua casa ou em sua empresa? Qual é a sua opinião sobre o sistema? Aproveite e deixe seu comentário aqui no blog.

Posts Relacionados

Selo Procel de Eficiência: Garantia de Eficiência e Desempenho

No cenário atual, onde a busca por soluções sustentáveis e eficientes é crescente, o Selo Procel de Eficiência destaca-se como um indicador confiável de qualidade e desempenho em sistemas de aquecimento solar. Este selo, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia […]

O calor do cuidado: o invisível que aquece a nossa vida

Há algo que só as mães conseguem fazer: estarem presentes mesmo quando ninguém percebe. Desde as primeiras horas da manhã até o fim do dia, elas realizam pequenas ações que parecem simples, mas que constroem uma vida inteira e transparecem o calor do cuidado de queme stá sempre ali. Preparam o café, ajustam os cobertores, […]

parceria solida

Parceria sólida que gera vendas: descubra todos os beneficios

Em um mercado cada vez mais exigente, onde o cliente não busca apenas produtos — mas soluções completas e parceria sólida —, o sucesso de um revendedor ou lojista de sistemas de aquecimento solar não depende apenas de bons preços ou de uma loja bem localizada. Por trás dos negócios que mais crescem, há algo […]