O tamanho da piscina interfere na quantidade de coletor solar?

Ter uma piscina em casa para aproveitar durante todo o ano é o sonho de muita gente. Porém, para aguentar a queda de temperatura do inverno, é preciso apostar em um sistema de aquecimento solar.

Além de trazer mais economia para sua conta de energia, você investe em uma alternativa sustentável em sua área de lazer. Mas uma dúvida sempre surge no momento da instalação.

O tamanho da piscina interfere na quantidade de coletor solar do sistema? Vamos explicar um pouco mais sobre essa questão neste artigo, confira!

Qual a relação entre tamanho da piscina e quantidade de coletor solar?

Antes de se decidir pelos equipamentos do sistema de aquecimento solar, é fundamental saber o tamanho da piscina de sua casa. Isso inclui as medidas da superfície, dimensões laterais e também o volume que ela comporta.

Esses números são o ponto de partida para definir a quantidade de coletor solar, bem como seu tamanho.

É muito importante que as medidas estejam corretas para garantir que toda a água seja aquecida de maneira uniforme. Um mínimo deslize pode pedir que você tenha que desembolsar mais para realizar os ajustes necessários.

Por que esse detalhe é tão importante?

Cada projeto de sistema de aquecimento tem especificidades que precisam ser levadas em consideração para escolher o melhor tipo de equipamento. Para completar, saber o tamanho da piscina e a quantidade de coletor solar é importante para averiguar se você tem em casa o espaço necessário para instalação do sistema.

As placas de captação precisam ser colocadas na melhor posição possível, para que estejam sempre expostas à incidência solar. Por vezes, basta uma pequena adaptação no espaço para fazer com que tudo se encaixe e a piscina se mantenha sempre aquecida.

Essa constatação também é importante porque a tubulação dos coletores solares deve acessar diretamente a casa das máquinas, aquele local onde você mantém outros equipamentos como bomba de calor e filtro. Desse modo, a troca de calor é realizada e você consegue manter a água sempre pronta para uso.

Existe alguma regra para essa instalação?

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui uma regra bastante específica a respeito da instalação do projeto do sistema de aquecimento solar. A exigência da NBR 15569:2008 é que ele seja dimensionado corretamente, para evitar transtornos e prejuízos em um futuro próximo, lembrando apenas que esta norma é exclusivamente para aquecedor solar para banho, não se aplicando, portanto, a aquecedores de piscinas.

Os fabricantes e projetistas utilizam-se de vários softwares de dimensionamento que levam em conta as dimensões da piscina, localização geográfica e condições climáticas.

Não se esqueça de, durante a escolha de seus equipamentos e placas coletoras, verificar se eles são devidamente certificados com selo de qualidade do INMETRO. Assim, você tem a certeza de uma aquisição que vale a pena e pode aproveitar a piscina com tranquilidade.

Ainda tem dúvidas sobre essas questões? Solicite um contato com a nossa equipe e garanta que o seu coletor solar será dimensionado e instalado da maneira correta e irá aquecer a sua piscina por inteiro.

 

Posts Relacionados

0 Comentários