fbpx

4 atitudes simples para preservar o meio ambiente

HOME / Blog
preservar o meio ambiente
Publicado em 06 de novembro de 2018

4 atitudes simples para preservar o meio ambiente

A preservação do planeta é uma responsabilidade de todos. É preciso cuidar dos recursos naturais e diminuir o impacto sobre o meio ambiente para garantir que as gerações futuras não sejam tão afetadas. Então, não é nenhuma surpresa que a sustentabilidade seja um tema cada vez mais frequente.

Ao contrário do que muitos acham, cuidar da natureza e de seus recursos não é uma tarefa difícil. Se cada um fizer a sua parte, os efeitos serão incríveis e beneficiarão a todos. Pequenos hábitos já fazem a diferença e podem gerar ótimas transformações.

Sabendo disso, veja 4 atitudes simples e aprenda a preservar o meio ambiente de uma forma prática.

1. Evite o desperdício de água

A água é um dos recursos mais importantes para todas as espécies. Ela está presente desde a alimentação até em tarefas cotidianas, como lavar a louça ou tomar banho. Ao mesmo tempo, é alarmante o consumo desse recurso. Muitas cidades brasileiras já encararam crises hídricas e, por isso, é essencial evitar o desperdício.

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou lavando a louça, de modo que ela não siga para o ralo sem propósito. Também é indispensável não lavar a calçada com a mangueira, consertar vazamentos e tomar banhos menos demorados. Assim, é possível conseguir ótimos resultados.

2. Diminua o uso do plástico

O plástico é um dos maiores vilões quando o interesse é preservar o meio ambiente. Por ano, os oceanos recebem 8 milhões de toneladas desse material. Além de criar verdadeiras ilhas de poluição, o produto é confundido por animais como se fossem comida, o que pode matá-los.

Como o composto demora 450 anos para se desfazer, o melhor é reduzir o consumo de produtos feitos com esse material. Dê preferência a elementos reutilizáveis, como os de metal, ou aos descartáveis de papel. Com essas ações, é possível diminuir parte do impacto desse tipo de poluição.

3. Pratique o consumo consciente para preservar o meio ambiente

Para criar bons hábitos e gerar efeitos duradouros, é válido repensar a sua relação com as compras. Em um mercado que estimula o consumo, é fácil se deixar levar pelo interesse em adquirir algo que não é necessário.

Então, antes de gastar o seu dinheiro, pense se realmente precisa do item em questão. Avalie se ele será útil para você ou se a compra é apenas por impulso. Também dê preferência para marcas ambientalmente responsáveis, como as que usam embalagens biodegradáveis e as que têm linhas de produção verde. Tudo isso faz parte do consumo consciente e ajuda a cuidar melhor dos recursos.

4. Utilize energias limpas e sustentáveis

A fonte de energia utilizada também gera grandes impactos na tarefa de preservar o meio ambiente. No Brasil, a energia oriunda das hidrelétricas ainda é a principal. Apesar de elas utilizarem apenas o movimento das águas, podem gerar gases como o gás carbônico. Além disso, muitas construções exigem o alagamento de grandes áreas, o que afeta o ecossistema.

Portanto, é muito importante pensar em fontes limpas de energia e que também sejam sustentáveis. Uma das melhores oportunidades é a energia solar. O aquecimento gerado pelo sol, por exemplo, dá origem a banhos quentes sem nenhum impacto na natureza. Para tanto, considere investir em estruturas como coletores solares, reservatórios térmicos e bombas de calor. Assim, você garante uma atuação verde em sua residência.

Com essas medidas simples, preservar o ambiente torna-se uma tarefa muito mais acessível. Portanto, comece a colocar em prática as dicas para fazer a sua parte no cuidado com o planeta. Confira algumas dicas de como economizar água no dia dia!

Posts Relacionados

Automação residencial – a nova tendência

À medida que o tempo avança, testemunhamos uma crescente revolução no mercado, especialmente no setor tecnológico. Com a introdução de novas inteligências artificiais e o acesso a tecnologias destinadas a simplificar a vida do consumidor, surge uma tendência notável em direção à automação residencial.Esta tendência não só promete modernizar nossos lares, mas também oferecer uma […]

Uma mulher segurando uma prancheta, olhando para um prédio em construção. Ela está usando um capacete branco de obra.

Mulheres à Frente: tecnologia e sustentabilidade fazem parte de suas trajetórias

A busca pela igualdade de gênero é uma pauta que ganha cada vez mais espaço, não só no âmbito político e social, mas também no mercado de trabalho. Nos últimos anos, vemos um crescimento significativo de mulheres à frente do solar. Longe de serem apenas espectadoras, as mulheres estão ocupando posições-chave em várias áreas, desde […]

produtos da Heliodin

6 produtos da Heliodin recomendados para revenda

A população brasileira está se conscientizando da importância de adotar práticas sustentáveis no dia a dia, seja em casa, seja no trabalho.  Uma das soluções mais famosas é o sistema de aquecimento solar. O sistema é formado por mais de um equipamento (coletor solar ou placa solar, reservatório térmico). Como a demanda está crescendo, vale […]