Casa sustentável: 4 dicas para tornar sua casa mais amigável para o meio ambiente

Hoje em dia, muito se fala em sustentabilidade. Todos sabemos que ela pode garantir um futuro mais próspero para as próximas gerações e para a natureza. Mas o que é possível fazer para aplicar seu conceito dentro de casa?

Acredite, é mais fácil do que se imagina. Existem muitos recursos que tornam as práticas mais simples e, quando cada ação gerar resultados, servirá também como incentivo para nunca perder a disciplina.

Quer algumas dicas de como tornar a sua casa sustentável e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente? Então acompanhe esse artigo e prepare-se para mudar seus hábitos!

1. Recicle o seu lixo

Essa é a maneira mais fácil de trabalhar para ter uma casa sustentável. Basta separar lixo orgânico de reciclável e dividir os descartes entre plástico, papel, vidro e metal. Verifique como funciona a coleta seletiva de sua cidade e mãos à obra!

Além disso, também é possível encontrar pontos específicos que recebem lixo eletrônico para evitar o contato de pilhas, baterias e similares com o meio ambiente. Reutilize embalagens plásticas sempre que possível antes de jogá-las fora e opte pelas sacolas de pano ao fazer compras no supermercado.

2. Instale um sistema de aquecimento solar

Com um sistema de aquecimento solar, você precisa de um investimento, mas recebe seu retorno em pouquíssimo tempo. A economia na conta de energia é muito alta e você ainda ajuda a diminuir a emissão de CO2 na natureza.

Para completar, consome menos combustíveis fósseis e tem água quente durante todo o ano, a qualquer horário, mesmo em dias de clima mais ameno. Ou seja, é uma variedade enorme de vantagens que atuam em longo prazo e deixam sua casa sustentável.

3. Evite desperdícios

Para evidenciar o quanto é simples ter uma casa sustentável, uma ação que envolve toda a família é a de evitar desperdícios. Isso significa apagar a luz quando sair de um cômodo, desligar a televisão se ninguém estiver assistindo e fechar a torneira ao escovar os dentes.

Não existe segredo, é mesmo uma questão de hábito e de se comprometer a cumprir as regras estabelecidas. Na medida do possível, também é interessante reaproveitar a água: aquela que foi usada para lavar roupas, pode lavar também seu quintal ou sua calçada.

4. Aposte em móveis sustentáveis

Ao invés de madeira, sempre que precisar comprar um móvel opte por peças feitas com bambu de reflorestamento. Esse é um material muito mais barato, extremamente resistente e que recebe acabamentos igualmente bonitos e sofisticados.

Também procure por acessórios e decoração em lojas especializadas, que vendem esses objetos desenvolvidos em vidro, metal e plástico reciclado. Essa é uma ótima oportunidade para inovar e adquirir produtos totalmente sustentáveis, que vão dar o mesmo ar para sua casa.

Viu só como não é nada difícil ter uma casa sustentável, ter atitudes amigáveis para o meio ambiente e ainda perceber uma economia expressiva em seu bolso? Agora, basta se organizar para executar cada uma dessas dicas e fazer a sua parte.

Aproveite e comente: você conhece outras práticas que poderiam fazer parte dessa lista? Qual delas você acha mais eficiente e importante? Divida sua opinião e participe!

Posts Relacionados

0 Comentários