fbpx

Aquecimento solar pode ser usado em grandes construções, como hotéis e indústrias?

HOME / Blog
Publicado em 18 de setembro de 2018

Aquecimento solar pode ser usado em grandes construções, como hotéis e indústrias?

Os sistemas de aquecimento solar têm sido bem solicitados por pessoas que querem economizar com energia elétrica em suas residências. Também é usado em estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte.

Entretanto, as grandes construções, como as indústrias e hotéis, também podem fazer uso do aquecimento solar? Será que ele também é eficiente nesses casos? É sobre esse assunto que abordaremos neste post!

 O caminho inverso

Os aquecedores solares, logo no começo, eram usados exatamente nas grandes construções, pois envolviam custos muito mais elevados que hoje em dia. À medida em que foram se popularizando, os projetos para moradias tornaram-se comuns, incluindo as moradias mais simples.

Como apresenta baixos custos de manutenção e elevada durabilidade, ele acaba atendendo às necessidades de diferentes famílias brasileiras, com perfis socioeconômicos variados.

 As grandes construções usam muito o sistema de aquecimento solar

Muitas edificações de grande porte fazem uso do aquecimento solar. Como vivemos em uma época que prioriza a economia sustentável, a verdade é que a utilização de sistemas que captam a energia solar tornou-se mesmo obrigatórias em alguns locais.

Na capital paulista, desde 2008, é obrigatória a utilização de aquecedores solares em casas residenciais que possuam quatro ou mais banheiros, em sistemas para aquecer água de piscinas e também em edificações que utilizam com frequência água quente: academias, clínicas, hotéis e outros locais. Assim determina a Lei Municipal 14.459/2007.

 A indústria alimentícia e a indústria de bebidas

Na indústria alimentícia, a higiene é fundamental. Assim, são necessários altos volumes de água aquecida para higienizar os equipamentos e a área em que os alimentos são processados. A água aquecida pelo sistema de aquecimento solar também é utilizada para cozinhar alimentos em diferentes fases do processo de produção.

As fábricas que produzem alimentos em conserva, por exemplo, usam água quente para o preparo de vegetais, de carnes e de outros alimentos que necessitam ser escaldados ou submeter-se ao pré-cozimento. As indústrias de vinho e cerveja também usam o sistema para assegurar que a levedura não seja contaminada por microrganismos nocivos à saúde.

A cozinha industrial e a fábrica de pão

Elas também recorrem ao sistema de aquecimento solar para aprimorar a higienização do ambiente. Quaisquer erros e descuidos com contaminação podem criar problemas com a saúde pública. O uso de água é constante para lavar e higienizar copos, talheres, pratos, xícaras, utensílios em geral.

Nas diferentes fases de produção de pão, bolo e outros alimentos, é necessário utilizar água quente. Em padarias, a energia elétrica é um dos centros de custos mais altos e, por essa razão, muitas dessas fábricas têm recorrido aos sistemas de aquecimento solar para reduzir drasticamente seus gastos e desenvolver uma economia sustentável.

 A agroindústria

Esse setor é um dos mais desenvolvidos do país, considerando principalmente a produção de leite. Os laticínios, em função dos rigorosos padrões de sanitização, utilizam grandes volumes de água aquecida pelo sistema sustentável para efetuar a pasteurização do produto, a esterilização dos equipamentos, incluindo ordenharias, depósitos de armazenamento, secagem, produção de concentrados e para alimentar as caldeiras.

Em relação à pecuária, o sistema de aquecimento solar é usado para limpar abatedouros, criadouros, lavagem da carne, lugares de armazenamento. O sistema é usado para pré-aquecer a água, reduzindo gastos com energia elétrica.

 O hotel

Nos hotéis, a energia elétrica pode resultar em custos mensais muito elevados. Os produtos que mais consomem eletricidade são o ar-condicionado e os sistemas para aquecer água do banheiro e da piscina. Muitos hotéis investem em aquecedores solares para reduzir a conta de energia elétrica. Com essa iniciativa, eles também aumentam seu potencial competitivo, conquistando selos de sustentabilidade e eficiência energética.

O aquecimento solar é utilizado com total eficácia em industrias, hotéis, academias, clubes e outras grandes construções. Trata-se de uma solução eficiente para o problema de contas de luz muito altas e para diminuir a agressão ao meio ambiente.

E você, já tem um aquecedor solar em sua casa ou em sua empresa? Qual é a sua opinião sobre o sistema? Aproveite e deixe seu comentário aqui no blog.

Posts Relacionados

representação dos problemas causados pelas mudanças climáticas

Aquecedor Solar de Água: Contribuindo para o Combate as Mudanças Climáticas

Buscar alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas é crucial para garantir um futuro sustentável para o nosso planeta. Uma das medidas importantes para combater esse problema é a adoção de fontes de energia renováveis, como o aquecedor solar de água. Esse tipo de aquecedor utiliza […]

aquecedor solar

Como identificar um produto de qualidade quando se trata de aquecedor solar?

A luz do sol é uma fonte de energia limpa e inesgotável. Por isso, ela é uma ótima solução para aquecer água de forma econômica. Um sistema de aquecimento solar é formado por coletores solares e um reservatório térmico para armazenar a água aquecida. Atualmente, o mercado disponibiliza produtos variados desse sistema e vale a […]

sistema de aquecimento solar

5 características de um bom sistema de aquecimento solar

O sistema de aquecimento solar é uma solução sustentável para economizar energia elétrica e aquecer a água do banho ou da piscina.  Não são todas as casas que contam com essa solução, mas cada vez mais as pessoas se interessam por ela. O interesse dos consumidores faz com que as fábricas invistam na produção de […]