As casas de veraneio são comuns no Brasil, consistindo em uma boa opção para certos períodos, como finais de semana, final de ano, feriados e assim por diante. São usadas principalmente durante o verão, pelo fato de ficarem próximas a praias e/ou rios, o que favorece aproveitar bem essa estação, tomando sol e dando mergulhos na água.
Mas a presença de praias e rios nos arredores não impede as casas de veraneio de contarem com uma área de lazer própria, formada por piscina e churrasqueira, por exemplo. Então, será que vale a pena ter um aquecedor solar em casa de veraneio? É sobre esse assunto que vamos tratar neste artigo, mostrando 7 vantagens. Confira!
1. Tome banho a qualquer hora da noite
Primeiramente, apesar de ser chamada de casa de veraneio, esse tipo de casa pode ser usado em deferentes épocas do ano, inclusive no inverno. Seja como for, durante a noite, mesmo em estações quentes, em algumas localidades, a temperatura cai. Assim, algumas pessoas podem ficar sem muito ânimo para tomar banho nesse horário, principalmente se forem pessoas de idade ou muito friorentas.
O aquecedor solar fornece, por meio do reservatório, água quente para todo o imóvel, permitindo que a água do chuveiro tenha uma temperatura mais agradável sem a necessidade de recorrer a chuveiros elétricos, que consomem mais eletricidade e representam gastos mais altos na conta de luz.
2. Aproveite para alugar em qualquer temporada
É comum que os donos de casas de praia aluguem o imóvel durante outras estações de ano. Caso aluguem durante períodos mais frios, como outono e inverno, o aquecedor solar em casa de veraneio permite que os inquilinos tomem banhos aquecidos a qualquer hora do dia ou da noite. Esse benefício contribui para que o imóvel desperte o interesse de mais pessoas.
A água aquecida pelos coletores solares fica armazenada em boilers, ou reservatórios de aço inox que mantêm a temperatura da água por um período bem longo. Lembrando que, mesmo em dias frios, o sistema de aquecimento capta a energia do sol, promovendo o aumento da temperatura da água.
3. Utilize também o aquecimento de piscinas
Se a casa de veraneio tiver uma ou mais piscinas, é possível também aquecê-las usando o sistema de coletor solar. Nesses casos, geralmente, é preciso fazer uso de uma bomba. As piscinas assim aquecidas poderão ser usadas pelos inquilinos e proprietários a qualquer hora do dia e em qualquer estação do ano. O uso da piscina tem diferentes finalidades, como divertimento, prática de natação, práticas terapêuticas.
4. Faça um bom uso medicinal da piscina e banheiro
Falamos acima sobre o uso da piscina aquecida para tratar problemas de saúde, como osteoporose. Além disso, ela ajuda a relaxar, a aliviar o estresse, a melhorar de dores de cabeça. Isso em qualquer estação, mesmo no mais quente verão. Vale lembrar que o aquecimento da água pode ser controlado, o que é fundamental para o sucesso do tratamento.
O sistema de aquecimento solar pode atingir temperaturas de até 70º C a 90º C. Mas a média gira em torno de 25º C a 32º C, mantendo-se como valor-padrão 28º C. Para hidroginástica, a temperatura ideal é de 27º C até 30º C.
Caso prefira tomar um banho terapêutico no banheiro, pode-se utilizar a banheira. A temperatura pode ser controlada através dos registros misturadores nos pontos de consumo. O correto é abrir primeiramente o registro de água fria, em seguida, o de água quente, prevenindo-se contra acidentes.
Outra possibilidade é instalar válvulas na saída do reservatório para o chuveiro a fim de controlar a temperatura. Elas realizam uma pré-mistura da água, permitindo que apenas a água em uma temperatura predefinida saia pelo chuveiro.
Também existem sistemas de aquecimento solar em que é possível controlar a temperatura da água através de aplicativo instalado em smartphone, aproveitando a rede Wi-Fi, a conexão 3G ou 4G. mais um exemplo de como a Internet das Coisas está impactando positivamente em nossa sociedade.
5. Valorize o imóvel com um aquecedor solar em casa de veraneio
Certamente, o aquecedor solar em casa de veraneio contribui para agregar mais valor ao imóvel. Além da utilidade indiscutível do sistema, ele tem um forte apelo sustentável, o que atrai a atenção dos novos consumidores. Todo consumidor moderno deseja ser sustentável. Por isso, entre comprar ou alugar uma casa de praia com sistema de aquecimento solar e uma casa de praia sem sistema de aquecimento solar, a tendência é que o consumidor escolha a primeira opção.
O valor de mercado do imóvel também aumenta. Geralmente, casas de veraneio têm um preço de venda e locação mais altos devido à natureza do imóvel. Se ela foi beneficiada com alguma coisa, especialmente um equipamento sustentável, provavelmente seu preço de mercado também aumentará.
6. Invista no consumo de água quente em tempo quente
Ainda que muitas pessoas não saibam, beber água quente faz bem à saúde. E o aquecedor pode ser usado para aquecer a água potável. Em dias mais quentes, a hidratação se faz ainda mais necessária. Se a temperatura da água de beber for maior que a temperatura ambiente, maior será a hidratação.
A água quente promove benefícios diversos, como melhoria da circulação do sangue, perda de peso, prevenção contra o envelhecimento precoce, estimula a digestão, soluciona problemas de prisão de ventre, desintoxica o organismo e outras coisas.
7. Tenha água aquecida para lavar roupas, pisos e utensílios de cozinha
Um aquecedor solar em casa de veraneio pode facilitar ainda na hora da lavagem de roupas e utensílios de cozinha. Quanto mais elevada a temperatura da água, mais fácil será remover a gordura, o óleo e as sobras de alimentos dos pratos e das panelas. A água aquecida não estraga, nem mancha as louças.
Algumas roupas também podem ser lavadas com água aquecida, como as camisetas e as roupas de algodão, especialmente as de cores mais claras, nas quais as manchas são mais difíceis de sair. Fronhas e lençóis também podem ser lavados com água aquecida para matar bactérias e outros microrganismos. Isso é relevante quando falamos em casas de praias, principalmente quando estão com muitas pessoas reunidas.
Deve-se tomar cuidado na lavagem de tecido com água quente para que não seja liberada tinta. O mais recomendável é lavar principalmente as roupas e os tecidos brancos com água aquecida. Em lavagens mais profundas, você pode aplicar a água quente também.
Em relação aos pisos, azulejos e outros tipos de revestimento, que podem ficar bem sujos durante a temporada em casas de veraneio, não se deve usar água quente, mas morna, ou mesmo fria. Porém, tudo depende do material. Pisos de cimento queimado ou concreto podem ser lavados com água aquecida. Para remover manchas pontuais de carpetes, tapetes, poltronas, sofás, é possível usar água quente precisamente no local manchado, com esponja ou escova e algum tira-manchas.
Mostramos algumas vantagens em ter um aquecedor solar em casa de veraneio. Se você ainda não tem, pode considerar a possibilidade de instalar um em sua casa de praia.
Já que falamos sobre casas de verão, vamos aproveitar agora para falar sobre o inverno. Veja 4 dicas para economizar durante o tempo frio!