Um sistema de aquecimento solar eficiente é formado por vários itens, nem sempre conhecidos pelo público em geral. Afinal, componentes bastante específicos integram esses sistemas, feitos por empresas especializadas e disponibilizados para uso em residências e comércios. Então, se você busca uma dessas soluções em geração de calor, conhecer os itens que as compõem é muito importante.
Só assim você vai conseguir identificar o melhor equipamento para sua casa ou empreendimento. Entender sua composição também dará mais segurança ao uso e às manutenções.
Conheça então 4 itens que não podem faltar nos aquecedores solares!
1. Coletores solares
Essa peça é básica no sistema de aquecimento solar, tendo a finalidade de absorver o calor. Também representa a peça mais facilmente visível e identificável, pois costuma ser instalada em locais nos quais o sol incide por mais tempo — a exemplo dos telhados das casas e coberturas dos edifícios.
Outro posicionamento possível para os coletores solares é rente ao chão, em lugares nos quais não tenham construções que interrompam a coleta dos raios solares.
2. Sistema de circulação forçada ou termossifão
A definição do melhor esquema de circulação da água é indispensável para a eficiência do sistema de aquecimento solar. Existem basicamente dois sistemas que fazem essa circulação: por termossifão e circulação forçada.
Por termossifão, o sistema emprega a força da gravidade e o calor para fazer a água quente subir ao reservatório. Já o sistema de circulação forçada usa bombas controladas eletronicamente para fazer a distribuição do líquido pelo sistema.
Importante ressaltar que a circulação forçada é um sistema que, na maioria das vezes, é indicada para edifícios de grande porte, nos quais ocorre grande consumo de eletricidade.
3. Boiler de tamanho adequado
O boiler é um reservatório de água quente. Este equipamento, além de aquecer a água, mantém sua temperatura, e é ele quem irá suprir torneiras, chuveiros ou piscinas, de acordo com a utilização na residência ou empreendimento. Para garantir o conforto e o atendimento adequado, é importante que o boiler seja dimensionado de forma correta para a utilização no ambiente.
4. Respiro ou suspiro
O suspiro do aquecedor solar é responsável pela estabilização da pressão de todo o sistema. É uma pequena saída do boiler, que possibilita a circulação de ar e evita que a pressão demasiada dentro do reservatório o rompa.
Eventualmente, o suspiro pode ocasionar perda de água no sistema. Para evitar esse transtorno, é muito importante que esse item seja instalado de forma adequada.
5. Sistema de apoio
Apesar de termos muitos dias de sol no Brasil, é importante contar com um sistema de apoio para seu aquecimento solar. O sistema extra terá a incumbência de aquecer a água nos períodos em que houver pouco sol por muitos dias seguidos.
Esse apoio pode ser elétrico ou a gás, e atenderá a necessidade de aquecimento quando o aquecedor principal não puder fazê-lo.
Agora que você já conhece os 5 itens que não podem faltar em um bom sistema de aquecimento solar, poderá escolher com tranquilidade o melhor equipamento para sua obra.
Lembre-se, aquecimento solar é um dos melhores investimentos a longo prazo para a redução do consumo de energia, além de ser ecologicamente correto e aumentar o conforto na utilização da água quente.
Mais seguro quanto aos elementos que compõem o sistema de aquecimento solar? Comente conosco se pretende mandar instalar um desses equipamentos! Conheça o site da Heliodin!