benefícios do banho quente

4 benefícios do banho quente que você não conhecia

Antes, tomar banho quente era um privilégio de poucos. Na verdade, muitas pessoas precisavam aquecer a água no fogo e colocar na banheira ou em um balde para poder usufruir os benefícios do banho quente ou morno, especialmente nos dias frios.

O chuveiro elétrico, durante algum tempo, não era uma solução que podia ser usada por todos. Além disso, implicava em um consumo maior de energia elétrica. Usar aquecedores em piscinas era apenas para as pessoas que tinham um maior ganho econômico. A maioria dos aquecedores dependia da energia elétrica. Hoje, felizmente, existem opções mais econômicas e sustentáveis de aquecedores: os aquecedores solares.

Neste post, mostraremos 4 benefícios do banho quente que talvez você não conhecesse. Com um bom sistema de aquecimento solar, você poderá usufruir desses banhos tanto dentro de casa quanto na piscina!

1. Combate a dor de cabeça

Certamente, você já ouviu falar que banho quente ajuda a relaxar, mas talvez não soubesse que ele também ajuda a solucionar um problema muito comum da população: dores de cabeça. O calor da água, concentrado em outras áreas do corpo (pés e pernas, por exemplo) ajuda a redistribuir a circulação do sangue rapidamente, favorecendo o alívio das dores de cabeça.

Os vasos sanguíneos situados em áreas inferiores servem como atrativos para o sangue que estava concentrado na parte superior do corpo. Quando se lava a cabeça com água aquecida, permitindo que ela penetre no couro cabeludo, os efeitos costumam ser relaxantes.

O banho aquecido funciona para diminuir dores de cabeça especialmente quando elas são consequência de um dia muito quente ou muito cansativo. Recomenda-se até fazer uma imersão na banheira com água aquecida por aproximadamente 20 minutos

2. Reduz as cólicas menstruais

Alguns benefícios do banho quente mais conhecidos são: relaxamento, melhoria da circulação sanguínea, redução de dores musculares e até ósseas. Mas as mulheres talvez não saibam (até agora) que o banho quente também diminui as cólicas resultantes da menstruação.

Quando a água aquecida cai sobre o ventre, os vasos sanguíneos locais tendem a se dilatar e ocorre relaxamento muscular. Essa redução do fluxo de sangue alivia a dor provocada pela menstruação. A água quente ajuda também a diminuir o inchaço corporal.

3. Ajuda na recuperação do corpo debilitado

O banho quente ajuda na recuperação do corpo, principalmente se o organismo estava debilitado por alguma enfermidade ou trauma. Ele otimiza as reações químicas, estimulando funções metabólicas. Com esse aquecimento, o corpo pode se recuperar mais rapidamente de lesões pequenas e problemas internos.

A água aquecida ainda contribui para recarregar as energias após a pessoa ficar muito tempo exposta ao sol ou ter praticado exercícios físicos em excesso. O cuidado maior é com a pele do rosto, que não deve entrar em contato com temperaturas muito altas devido à sua sensibilidade.

4. Diminui a hipertensão

Uma pesquisa brasileira, realizada em 2014, descobriu que o banho quente ajuda a reduzir a hipertensão resistente, que é aquela que se mantém alta mesmo quando a pessoa faz uso dos medicamentos anti-hipertensivos. Foi um estudo pioneiro com resultados muito reveladores.

Os cientistas constataram que fazer atividades na água aquecida pode ser um novo e efetivo recurso para o tratamento da hipertensão. A redução é resultado da dilatação das veias e artérias em função do calor, pela pressão exercida pela água e também pelos exercícios físicos. A pressão da água facilita a circulação do sangue.

No caso, para melhores efeitos, recomenda-se o banho em piscinas aquecidas acompanhado de exercícios físicos. Os benefícios do banho quente são muitos, seja no banheiro, seja em piscinas. Vale a pena usufruir deles usando sistemas sustentáveis de aquecimento!

Agora que você já sabe de todos esses benefícios do banho quente que tal compartilhar os mesmos em suas redes sociais? Aproveite também para seguir nossa página no Facebook e receber mais textos informativos como esse.

Posts Relacionados

0 Comentários