fbpx

Reservatório térmico solar: por quanto tempo a água permanece aquecida?

HOME / Blog
Publicado em 10 de julho de 2018

Reservatório térmico solar: por quanto tempo a água permanece aquecida?

Um dos itens mais importantes de um sistema de aquecimento solar é o reservatório térmico solar. Ele é responsável por manter a água sempre quente, mesmo em dias nublados ou de clima mais ameno.

Por ser desenvolvido em cobre ou aço inoxidável e isolado termicamente com poliuretano, as perdas de calor diminuem durante o dia e a água permanece sempre adequada para consumo. Mas por quanto tempo ela fica com a temperatura adequada?

A resposta para essa pergunta, você encontra neste artigo. Então, não perca tempo e inicie a leitura agora mesmo para descobrir como o equipamento funciona.

Como funciona o reservatório térmico solar?

O reservatório térmico solar precisa de três elementos essenciais para funcionar. O primeiro deles é o cilindro interno, local em que a água fica armazenada. O segundo é o chamado isolamento térmico, que mantém a temperatura da água aquecida por mais tempo. Por último, entra em cena o acabamento, que protege o isolamento de ações do tempo para que sua função seja realmente mais eficiente.

A maioria dos  modelos de reservatórios também possuem resistência elétrica, para garantir que a temperatura da água esteja adequada para consumo mesmo em longos períodos sem insolação.

Por quanto tempo ele conserva a água quente?

Esse ponto é bastante variável, pois depende da utilização diária de água aquecida. Se você utilizar todo o volume durante o dia, o processo de aquecimento precisa ser reiniciado, mas não costuma demorar muito tempo.

Porém, se sobrar água dentro do reservatório térmico solar, ela continuará na temperatura adequada para uso. Conforme o clima e a incidência de sol no local, é possível que aconteça uma pequena perda percentual de calor, mas que não chega a fazer real diferença. Sendo assim, a água permanece quente até que seja totalmente usada.

Durante a noite, também não existe preocupação. A qualquer momento o usuário consegue tomar um banho quente ou realizar outras atividades que exijam a água em temperatura aquecida.

Que cuidados é preciso ter com o equipamento?

Para que o reservatório térmico solar tenha sempre um bom desempenho e possa conservar a água quente por mais tempo, é fundamental tomar alguns cuidados. Após a escolha do modelo, observe para que ele seja instalado com perfeição no local definido.

Além disso, veja se seu material é resistente, pois pode ser que o sistema de aquecimento solar peça algum reforço na instalação.

Para completar, certifique-se de que ele seja instalado bem próximo de pontos de consumo. Essa precaução evita que a água fique parada e esfrie nas tubulações. Assim, quando o uso for iniciado, ela sempre chegará sempre quente e agradável para o usuário e não haverá nenhum desperdício.

Viu só como o reservatório térmico solar é um item indispensável em qualquer sistema? Você conhecia todas essas funções? Considera a possibilidade de adotar essa alternativa sustentável em sua casa? Comente e participe!

Posts Relacionados

Automação residencial – a nova tendência

À medida que o tempo avança, testemunhamos uma crescente revolução no mercado, especialmente no setor tecnológico. Com a introdução de novas inteligências artificiais e o acesso a tecnologias destinadas a simplificar a vida do consumidor, surge uma tendência notável em direção à automação residencial.Esta tendência não só promete modernizar nossos lares, mas também oferecer uma […]

Um homem segurando um caderno nas mãos e um lapis encostado em sua cabeça, pensando nos mitos sobre os aquecedores solares de água

Mitos sobre aquecedores solares de água!

Os aquecedores solares de água têm se tornado cada vez mais populares devido aos seus benefícios econômicos e ambientais. Conforme artigo publicado pela Abrasol, os aquecedores solares de água, possuem um importante papel na minimização de catástrofes climáticas. No entanto, ainda existem muitos mitos e equívocos em torno dessa tecnologia. Neste artigo, vamos desmascarar os […]

Um telhado de uma casa, com coletores solares de água instalados em cima dele.

Como escolher o melhor aquecedor solar de água?

Escolher o melhor aquecedor solar de água para suas necessidades requer atenção a diversos detalhes importantes.Preparamos para vocês, uma rápida leitura com os pontos mais importantes que você deve observar, na hora de escolher o sistema de aquecimento solar para o seu cliente. Como revendedor, é essencial conhecer e analisar cuidadosamente cada aspecto para oferecer […]